FREGUESIA
Entrada
História
Galeria
Informações
Turísmo
Localização
Livro de Visitas
 
AUTARQUIA
Orgãos autárquicos
Obras
Informação autárquica
Regulamentos
Heráldica
Contactos
 
 
 
 
 
 
INFORMAÇÕES

Caracterização da Freguesia de Cárquere
O povoamento é disperso e as paisagens são dominadas pelo emparcelamento do terreno. A parte superior da encosta da serra de Montemuro, onde a freguesia está espalhada, caracteriza-se pela mata natural, onde predominam os pinheiros bravos, ideal para tirar fotografias e relaxar.
As temperaturas variam entre os 20ºC e os 30ºC, durante o Verão, e entre os -1º e os 10ºC no Inverno. O tempo é instável, sendo frequentes os dias nublados, a chuva, a trovoada, o granizo e o nevoeiro. A neve já não é tão freguente.
Além de comprovar o carácter comunicativo e acolhedor dos habitantes, o turista pode testemunhar todo um património que prova que Cárquere é um importante núcleo arqueológico.

População
De acordo com os Censos do século XlX, Cárquere registou, em 1801, 240 fogos e 1030 habitantes (498 homens e 532 mulheres). Em 1849, registou 830 habitantes (382 homens e 449 mulheres) e 259 fogos.
A população actual, de 941 habitantes, é em boa parte jovem e tem vindo a aumentar, ao contrário da tendência europeia.

Desenvolvimento Económico

Sector Primário
As actividades predominantes são a agricultura (milho, trigo, batatas, vinho verde, produtos hortícolas e fruta diversa), a pecuária, a construção civil e algum comércio,
A freguesia é essencialmente rural, contudo o lugar da Granja, Situado ao fundo da encosta, é urbano dada a proximidade com a vila de Resendes.

Sector Secundário
Principais Construtores civis existentes na freguesia:
Nascimento Pinto, lugar da Codeceira
Rui Manuel Pinto Portela
Manuel Dias, Lugar da Granja

Sector Terciário
Serviço de Táxis:
Táxi Ferreira e Órfão, Lda., Lugar da Codeceira
Táxi Manuel Pereira e Pinto, Lugar do Serradinho

Ensino
O ensino pré-primário é assegurado pelo Jardim-de-infância de Cárquere, nele encontram-se matriculados, para o ano lectivo de 2007/08, 20 alunos. O ensino primário está assegurado por dois estabelecimentos de ensino: EB 1 de Passos, no qual se encontram 31 alunos, e EB 1 de Tulhas, no qual se encontram 19 alunos. Os três estabelecimentos de ensino são propriedade do Ministério da educação.