FREGUESIA

Regulamentos
Heráldica
Contactos

Parque do Carvalhal será “um dos locais com maior relevo no concelho de Resende”

Após a cerimónia de formalização do auto de consignação da requalificação da envolvente do mosteiro de Cárquere, Amadeu Vasconcelos, presidente da Junta de Freguesia de Cárquere, acredita que a intervenção no Parque do Carvalhal dará ainda mais relevância ao local e fará deste uma atração no concelho de Resende.

“Estou convencido que com aquilo que estamos a fazer e com o que temos pensado para a dinamização futura do local, num curto espaço de tempo este será um dos locais de maior relevo no concelho de Resende, tal como já o é para a freguesia de Cárquere”, revela.

O autarca, que espera que a intervenção esteja concluída a tempo das cerimónias do quarto domingo de maio, está ciente da vontade popular de dar uma nova vida ao Parque do Carvalhal.

“Requalificar todo este espaço vai de encontro ao desejo de todos os que sentem carinho pelo local e por esta terra, sejam eles carquerenses ou não. Toda esta zona merece um tratamento que de facto a dignifique e que, dando resposta às necessidades locais, não envergonhe ninguém pela falta de equipamentos ou de menor arranjo como pontualmente se verifica”, defende.

A intervenção vai criar uma nova praça central e requalificar os coretos, os percursos das procissões e as casas de banho. O objetivo é dignificar o espaço e adaptá-lo às realidades e necessidades atuais.

Centro de Informação da Rota do Românico é a próxima aposta

O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere vai receber ainda um Centro de Informação da Rota do Românico, um espaço onde os visitantes poderão conhecer a história do mosteiro, mas também da rota do património românico dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

Com uma aposta clara nas novas tecnologias, o centro disponibilizará a todos os visitantes informações adicionais e complementares à visita, tudo isto através do smartphone. A tecnologia chama-se beacons e irá interagir com os turistas via bluetooth.

O Centro de Informação da Rota do Românico do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere deverá receber desenvolvimentos nos próximos tempos para que, em breve, possa receber os primeiros visitantes.